Wagner Stapelfeldt

Artigos e Matérias sobre TI, Jommla, Virtuemart, K2, entre outros

  • Página Principal
    Página Principal Aqui você pode encontrar todas as postagens do blog
  • Categorias
    Categorias Mostra uma lista de categorias deste blog.
  • Tags
    Tags Mostra uma lista de tags utilizadas no blog.
  • Blogueiros
    Blogueiros Procura por seu blogger favorito neste site.
  • Equipes
    Equipes Encontre aqui seus blogs de equipe favoritos.
  • Arquivo-Morto
    Arquivo-Morto Contem uma lista de posts criados anteriormente.
  • Login

O Design

Postado por em em Blog Graphos
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Acessos: 3485
  • 0 Comentários
  • Imprimir

INTRODUÇÃO

A História do Design é uma história muito recente, apenas três séculos nos separam do surgimento do Design como uma ciência com seus próprios conhecimentos, métodos e técnicas.

Isto não significa que não houve design antes da era moderna. Podemos considerar design todos os objetos que se criaram desde o surgimento da humanidade; mas, como o termo é muito abrangente porque inclui toda a cultura dos objetos materiais, a História do Design se inicia no momento em que esta cultura se torna uma ciência.

Nossa história se inicia então no momento em que se configuram todas as ciências modernas e em que mudam os sistemas de produção: O Iluminismo e a Revolução Industrial.

Para estudar a História do Design deveremos considerar o contexto histórico, social, cultural, tecnológico e científico de cada época, e de maneira especial a relação do Design com os movimentos artísticos que foram o marco de referencia estética.

Mas o que é Design? No Brasil o termo deriva da palavra inglesa que é usada como um substantivo: design (planificação, propósito, objetivo, intenção) e como verbo to design (projetar, simular, esquematizar, planificar). A Origem esta relacionada á produção de um signo derivado do latim segno (Rossi, 2008).

No latim medieval a palavra designare significava designar, diagramar, achar meios para, formar alinhando-se com a ação de projetar. Desenhar então é uma forma de projetar e designar as formas.

Do latim derivou a palavra italiana disegno depois derivou em dessein no francês, diseño em espanhol, desenho em português e design em inglês (Martins, 2007).

Mas estas palavras tiveram o sentido alterado através do tempo derivando em dois conceitos conectados: um mais direto que se refere ao ato de desenhar que no inglês foi substituído pela palavra draw (além de desenhar significa extrair, atrair, chegar a uma conclusão, basear-se em) e no espanhol pela palavra dibujo; e um indireto que se refere ao ato de planejar, designar e projetar que no inglês ficou como design e no espanhol como diseño.

Esta alteração no sentido da palavra design nos países de língua inglesa se acentuou com a Revolução Industrial que originou novos usos que respondessem ás novas atividades produtivas. Nesse contexto se fez cada vez mais necessário diferenciar entre o ato de desenhar (to draw) e o ato de planificar, projetar, designar, esquematizar (to design) (Martins, 2007).

Na língua portuguesa não houve esta diferenciação. Com a expansão da Revolução Industrial o design foi traduzido durante muito tempo dentro da sua concepção original como desenho, mas ligado à indústria: Desenho Industrial.

Este termo foi substituído recentemente pela palavra design para superar de certa maneira as limitações, confusões e pré-conceitos sobre o que é, o que faz e para que existe o Design na sociedade brasileira.

Fontes:

MARTINS, Luiz G.F. A etimologia da palavra desenho (e design) na sua língua de origem e em quatro dos seus provincianismos: desenho como forma de pensamento de conhecimento. In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, São Paulo. 2007.

ROSSI, Dorival C.Design, Desígnio e Desenho. Tríades em Revista. N.oo. Outubro de 2008.

Avalie esta postagem:

Atualmente atende Clientes e Empresas de vários seguimentos pela Graphos Digital.
Desenvolve e instala Sistemas de CMS, com aplicação de Componentes, Módulos e Plugins
Personalização e Configuração de CMS JOOMLA
Configuração de templates aplicados em CMS JOOMLA
Construção de Sistema de E-Commerce Virtuemart aplicável em CMS JOOMLA!, com personalização e configurações gerais, com integração


Mande sua mensagem agora, clique aqui

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Visitante Quarta, 20 Junho 2018

Agende uma visita através dos contatos abaixo:

CNPJ: 00650406/0001-10
Envie sua mensagem, aqui

Fone: 11 4555 6588

Ajude-nos a manter o serviço de Download Free com mais novidades para todos!

Temos 89 visitantes e Nenhum membro online


Solicite informações ou orçamento através de nosso formulário.
Clique aqui

Quem está on line

Temos 89 visitantes e Nenhum membro online

Contato

Agende uma visita através dos contatos abaixo:

CNPJ: 00650406/0001-10
Envie sua mensagem, aqui

Fone: 11 4555 6588