Wagner Stapelfeldt

Artigos e Matérias sobre TI, Jommla, Virtuemart, K2, entre outros

  • Página Principal
    Página Principal Aqui você pode encontrar todas as postagens do blog
  • Categorias
    Categorias Mostra uma lista de categorias deste blog.
  • Tags
    Tags Mostra uma lista de tags utilizadas no blog.
  • Blogueiros
    Blogueiros Procura por seu blogger favorito neste site.
  • Equipes
    Equipes Encontre aqui seus blogs de equipe favoritos.
  • Arquivo-Morto
    Arquivo-Morto Contem uma lista de posts criados anteriormente.
  • Login

Bem estar do site da sua empresa

Postado por em em Blog Graphos
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Acessos: 3639
  • 0 Comentários
  • Imprimir

Considerar alguns cuidados na hora de apresentar sua empresa na rede é preciso. Você deve estar atento para que o site da sua empresa não passe por problemas que poderiam ter sido evitados, e neste sentido vamos a alguns itens que devem ser trabalhados.

Quando o assunto é o site da sua empresa, milhares são as ideias (insights) que rodeiam a "boa nova". Porém, é preciso atentar um pouco sobre aqueles elementos maléficos para seu website. E isso pode ser devastador, pois quando o planejamento é falho você pode ganhar como "brinde" a perda de negócios, problemas com segurança (direitos autorais), perder visitas e a passar por outras situações desagradáveis.

Mas não se desespere, os erros podem ser contidos. Elencamos aqui alguns itens que devem servir sobre esse assunto...

1. Sua foto na página inicial. É claro que uma bela foto sua na página inicial marca a sua presença no seu site, mas será que esse ato de "boas vindas" é mesmo o melhor a se fazer? Bem, segundo diz a consultora Larina Kase "Seu site deve se dedicar ao visitante, não a você. Primeiro, você precisa que ele fique interessado." Então pense bem antes da visita ao photoshop.

2. Cuidado com o excesso áudio-visual. Esse mal se alastra das mais variadas formas, vamos a elas: pode ser uma página em Flash que causa tontura ou fotos de tudo, indo de seus clientes até as fotos de suas últimas férias, toda essa empolgação na rede pode lhe doar uma aparência pouco profissional e sem sentido algum, já que não se tem dados sobre ganhos com estas ações. Além disso, introduções futuristas com músicas eletrônicas podem demorar muito para serem carregadas e fazer com que os usuários busquem o "x" na barra superior direita. "Ter um site extremamente técnico é ótimo para segmentos específicos, não esqueça que quem vai ler o conteúdo é seu cliente e futuros clientes (prospects) então contenha-se e deixe a linguagem de cunho acadêmico para o ambiente em que está seja compreendida.

3. Mix de menu. Tudo bem que você quer oferecer aos seus visitantes páginas e páginas com tudo que puder de recursos. Mas lembre-se, a estrutura do site deve estar limpa e simples (mais uma vez levanto a bandeira de que é seu cliente que está com os olhos lá e simplesmente precisa que seus olhos encontrem logo o que quer), para que os usuários não fiquem tontos com tantas possibilidades. Nem pensar em menu com 15 opções, lembre-se de que as pessoas conseguem manter de cinco a nove informações na memória por vez. Então respeite essa nossa limitação e evite que seus visitantes fiquem sobrecarregados e saião do seu site

4. Cuidado com as informações que você aloca no site para não ter problemas de direitos autorais e segurança. Este ponto está diretamente ligado a essência da sua empresa e, talvez, do seu próprio nível de conforto. Mas é de grande valia que você revise o conteúdo que apresenta em seu site para verificar se existem materiais que podem levar a violações de segurança ou privacidade. Isso significa basicamente: manter fotos, endereços de e-mail e detalhes de funcionários longe do site (consulte o desenvolvedor de seu site para mais informações sobre a maneira como está estrutura as páginas e até como aparecem às mensagens de erro, pois, estas podem revelar que tipo de servidor ou hospedagem você usa, facilitando a intrusão). Uma ação bem interessante seria que um especialista em segurança ou mesmo um advogado analise seu site para ver se ele oferece alguma informação que pode ser usada da maneira errada se cair em mãos erradas.

5. De olho nos concorrentes. É preciso conhecer como seu concorrente pensa quando o assunto é benchmarking. Assim você evita que informações valiosas sejam expostas para os concorrentes, afinal pesquisa de mercado é nutrida por dados como estes na rede. Algumas informações isoladas podem não representar muito, mas o conjunto delas elencadas por pessoas experientes nesta arte de pesquisa, podem revelar mais do que você deseja sobre suas práticas comerciais, parceiros, clientes e organização interna. Volta aqui a boa opção do especialista para analisar o seu site.

6. Gírias inadequadas e linguagem técnica. O objetivo da maioria dos sites é informar a possíveis clientes o que a empresa faz e, com sorte, fazê-los entender porque devem usar esses produtos e serviços. Isso fica difícil quando a linguagem usada no site é muito técnica ou tem muitas gírias que as pessoas comuns não conseguem decifrar. O conteúdo deve ser claro e direto. Se for necessário, peça que alguém que não entende do assunto leia o site e veja se está fácil de entender.

7. Apresente o que sua empresa é (e somente isso!). É claro que você usar o site como uma boa alternativa para dar um "up" no seu faturamento. Cuidado com o excesso de especificidades sobre produtos e com depoimentos que apontem sua empresa como o centro do universo (transparência e seriedade nos depoimentos para o seu próprio bem), pois, quando a esmola e muita... Você já sabe. Resumindo tente tornar o site de sua empresa um ponto de interação entre ela e o público.

8. Segurança na portaria dos comentários. Inclua um moderador se quiser uma área de bate-papo com o público ou comentários em posts, isso evita danos como ofensas, propagandas spam e outros mais.

9. Não esqueça os links e a manutenção quanto a materiais desatualizados. Não tem coisa pior do que você conseguir que o visitante entre no seu site, ache um link interessante e no fim o link esteja quebrado ou algo do gênero. Cuide do conteúdo para que não reúna em seu site material desatualizado (salvo se seu foco for museu né!) ou sem importância. Revise seu site regularmente para verificar se links e conteúdos mudaram ou ficaram no passado.

10. Use e abuse dos mecanismos de monitoramento e controle. Utilize o Google analytics e companhia para saber onde esta e não está acertando com seu site. É possível no mais básico, saber quais páginas do seu site são mais acessadas, o tempo de permanência do visitante no seu site, número de visitas dentre outros. E não para por ai, ao se preocupar em monitorar as redes sociais (falaremos mais sobre isso em outro post) você pode desde verificar o nível de aceitação de um determinado produto, o que andam falando da sua empresa na rede, até saber de onde são (geograficamente) as pessoas que acessam seu site, seja por estado, cidade etc. Com essas boas ações você faz um favor para a imagem da sua empresa na web, e quem sabe de quebra não ganhe umas vendas a mais via site. (Conteúdo baseado nos conhecimentos e na experiência de Jeff Wuorio, profissional norte americano reconhecido por atuar com Marketing e tecnologias para MPES)

Avalie esta postagem:

Atualmente atende Clientes e Empresas de vários seguimentos pela Graphos Digital.
Desenvolve e instala Sistemas de CMS, com aplicação de Componentes, Módulos e Plugins
Personalização e Configuração de CMS JOOMLA
Configuração de templates aplicados em CMS JOOMLA
Construção de Sistema de E-Commerce Virtuemart aplicável em CMS JOOMLA!, com personalização e configurações gerais, com integração


Mande sua mensagem agora, clique aqui

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Visitante Sexta, 25 Maio 2018

Agende uma visita através dos contatos abaixo:

CNPJ: 00650406/0001-10
Envie sua mensagem, aqui

Fone: 11 4555 6588

Ajude-nos a manter o serviço de Download Free com mais novidades para todos!

Temos 58 visitantes e Nenhum membro online


Solicite informações ou orçamento através de nosso formulário.
Clique aqui

Quem está on line

Temos 58 visitantes e Nenhum membro online

Contato

Agende uma visita através dos contatos abaixo:

CNPJ: 00650406/0001-10
Envie sua mensagem, aqui

Fone: 11 4555 6588